29/04/2009

HOJE: Imagens da Vida retrata o dia-a-dia com poesia


A auxiliar de limpeza, Ana Maria do Nascimento, incentivada por escola em que trabalha, escreve poesias sobre o cotidiano e lança livro no dia 29.



Com versos simples sobre o dia-a-dia, a auxiliar de limpeza Ana Maria do Nascimento lança, dia 29 de Abril, no Café Com Letras, o livro Imagens da Vida. Vinda de Pernambuco aos 3 anos de idade, Ana chegou a Brasília junto com os pais que vieram em busca de dias melhores. Apesar dos apelos da mãe, Ana só seguiu com os estudos até a 7ª Série do primeiro grau, “hoje me arrependo muito” lamenta. A educação formal ficou para trás, mas a vontade de escrever não. “Desde pequena gostava de fazer pequenos versos. Escrevia para homenagear aniversariantes, amigos e familiares” conta a autora que não se lembra mais da primeira poesia que escreveu.


Há nove anos, o destino de Ana Maria cruzou novamente o caminho do conhecimento, ela foi contratada pelo Colégio CEUB. O convívio com professores, alunos e livros reacendeu o espírito literário que a acompanha. “Tudo isso me incentivou muito. A vontade de escrever era tão grande que andava com um bloquinho e um lápis, sempre que vinha uma idéia, eu corria e anotava” lembra Ana que mostrava tudo o que escrevia ao Professor Giovanni Guevara, um dos diretores do Colégio Ceub que lia cada verso e fomentava ainda mais a poesia de Ana.


Sempre em busca de inspiração, Ana tornou-se assídua frequentadora da Biblioteca do Colégio. “Nos meus horários de folga, corria lá, pegava livros, lia o que podia e às vezes até levava pra casa para ler” recorda Ana que confessa seu gosto por romances e aventuras. Éramos Seis, romance de Maria José Dupré, por exemplo, é um dos livros que mais marcaram a auxiliar de limpeza, segundo ela, por contar uma história muito próxima da realidade que vivem as famílias brasileiras.


Depois do lançamento de Imagens da Vida, Ana já pensa nos próximos passos na vida literária: “penso em escrever um romance, ou um livro de contos, eu não vou parar, quero continuar a escrever e também continuar meus estudos e, quem sabe, chegar à faculdade de Letras” sonha.


Livro: Imagens da Vida
Autora: Ana Maria do Nascimento
Às 19h30

Nenhum comentário: