20/06/2009

27/06: Lançamento de “Paraíso das Maravilhas” em Brasília

Noite de autógrafos com o autor Luiz Morando e um bate-papo com os artistas do Coletivo Circular na Livraria Café com Letras


No sábado, dia 27 de junho, às 19 horas haverá o lançamento do livro Paraíso das Maravilhas, na Livraria Café com Letras (SCLS 203, bloco C). O autor, o mineiro Luiz Morando, estará presente.

O livro versa sobre o “Crime do Parque”, ocorrido em 1946 no Parque Municipal de Belo Horizonte. A obra é fruto de um trabalho de pesquisa de quatro anos. Nesse período, Luiz Morando levantou dados de materiais jornalísticos, do Arquivo Público Mineiro e do processo judicial do crime. Ele também entrevistou moradores da cidade na época e jornalistas que se envolveram com a cobertura do caso. Foi feito também um levantamento de informações do ambiente urbano das décadas de 40, 50 e 60, com enfoque no Parque Municipal. O livro pesquisa a formação de identidades homoeróticas na cidade de BH e tentar perceber traços comuns ou diálogos com outros grandes centros.

Para o autor, o tema do livro é pertinente para o atual momento, em que se discute a criminalização da homofobia e a aceitação da diversidade sexual. "Embora vários indícios levem a crer que esta história foi um crime passional, acredito que a obra toque em um tema importante, que é a violência que o homossexual sempre sofreu."

Na Livraria Café com Letras, no sábado, dia 27.06, acontece também, junto à noite de autógrafos, um bate-papo entre o autor, artistas do Coletivo Circular, público e imprensa, mediado pelo curador da Mostra homo (queer remixed) e pelo artista mineiro Sebastião Miguel. Os artistas abrem a exposição homo (queer remixed) no dia seguinte, domingo, na Galeria do Café Savana (SCN 116 Bloco A ).

Sebastião Miguel é bacharel em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1985), especialista em Arte e Contemporaneidade - Escola Guignard (UEMG 2002) e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em pintura e desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: discussão sobre pintura, artes gráficas, exposição experimental de artes visuais, literatura, cinema e novas mídias. Uma retrospectiva virtual do trabalho do artista estará em exposição na mostra homo (queer remixed) e no site da Circular | Arte Hoje – www.circular.art.br

Luiz Morando é mestre em Literatura Brasileira e doutor em Literatura Comparada pela UFMG. Foi vice-presidente do GAPA-MG por mais de 10 anos e é ativista e pesquisador LGBT. É professor do Curso de Letras da UNI-BH e autor do livro "Paraíso das Maravilhas" (ed Argumentum. págs. 327).

As presenças de Luiz Morando e Sebastião Miguel em Brasília só foram possíveis com o apoio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.


Serviço:

Lançamento do livro Paraíso das Maravilhas, noite de autógrafos com o autor Luiz Morando e bate-papo com os artistas do Coletivo Circular.
Onde: Livraria Café com Letras,
SCLS 203 Sul – Bl. C – Lj. 19
Quando: Sábado, 27 de junho de 2009 às 19 horas

Informações:
Livraria Café com Letras – Brasília
Contato: Luiza Neiva Telefone: 3322-5070

Imprensa:
Juliana Medeiros
61-99998843
café.letras@gmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

A Deputada LÍDICE DA MATA (PSB/BA), autora do Requerimento para debater a obra de Euclides da Cunha, envia o convite abaixo:

O PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

MICHEL TEMER


convida para o Seminário Euclides da Cunha - Centenário de Falecimento, a realizar-se no dia 20 de agosto de 2009, às 9 horas, no Auditório da Tv Câmara – Ed. Principal da Câmara dos Deputados.

Confirmações: (61) 3216-1775

SEMINÁRIO DEBATE A OBRA DE EUCLIDES DA CUNHA

A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados (CEC) realiza nesta quinta-feira, dia 20 de agosto, a partir das 9h30min, no auditório da TV Câmara, um Seminário para debater a obra do escritor e jornalista Euclides da Cunha. O Seminário faz parte de uma série de atividades promovidas para celebrar a obra de Euclides na ocasião do centenário de seu falecimento. A autora do requerimento para organizar o referido Seminário é a deputada Lídice da Mata (PSB/BA).

De acordo com a Deputada Maria do Rosário (PT/RS), Presidente da Comissão de Educação e Cultura, o legado de Euclides da Cunha já perpassou diversas gerações e vai continuar marcando as gerações futuras”. Ainda de acordo com a Presidente da CEC, “a obra jornalística e literária de Euclides, que tem em ‘Os Sertões’ seu ponto alto, é uma das mais profícuas já produzidas no país e é objeto de estudo constante de tantos quantos queiram conhecer o Brasil e lutar por uma Nação cada dia mais justa, democrática, solidária e igualitária”.

O Seminário – programação completa abaixo - contará com a participação de diversos especialistas na obra de Euclides da Cunha e é aberto a participação de todos que queiram conhecer e/ou contribuir no debate de tão importante obra para a literatura e a história do Brasil.


SEMINÁRIO EUCLIDES DA CUNHA/CENTENÁRIO DE FALECIMENTO

LOCAL: Auditório da TV CÂMARA
DIA 20/08/2009 - HORÁRIO: 09h30 às 18h

ABERTURA SOLENE

Deputado MICHEL TEMER
Presidente da Câmara dos Deputados

Deputado LOBBE NETO
2º Vice-Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados

Deputada LÍDICE DA MATA
Autora do requerimento

Senador FLÁVIO ARNS
Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal

Ministro JUCA FERREIRA
Ministro de Estado da Cultura

Prefeita MARIA DE FÁTIMA NUNES SOARES
Prefeita do Município de Euclides da Cunha/BA


PALESTRANTES


MARCO ANTONIO VILLA
Historiador, professor doutor da Universidade Federal de São Carlos, autor do livro "Canudos, o povo da terra"
Tema: Euclides da Cunha, um crítico da República

MÚCIO ROBÉRIO PROCÓPIO DE ARAÚJO
Pesquisador da campanha de Canudos
Tema: As visões de Euclides da Cunha e de Antonio Conselheiro sobre Canudos

LUIZ PAULO NEIVA
Professor da Universidade Estadual da Bahia (UNEB)
Tema: Legado de Canudos 100 anos depois - aspectos sociais, políticos e econômicos; Perspectivas hoje.

HERMENEGILDO BASTOS
Professor doutor da Universidade de Brasília (UnB)
Tema: O sertão na literatura brasileira.