05/06/2010

Papo com Letras com Júnior Sipaúba, 08/06



No próximo dia 08 de junho, terça-feira, a partir das 20h, Júnior Sipaúba, lança no Café com Letras o livro "Homem-Múmia - Cuidado, ele pode virar pó". O título inusitado é o resultado de quase quinze anos de aconselhamento como pastor evangélico e de sua pesquisa sobre os Padrões Bíblicos de Masculinidade: Um estudo da influência das Igrejas Evangélicas brasileiras na construção de uma masculinidade fundamentada na Bíblia.


Professor do Colégio Mackenzie, Júnior realizou uma aprofundada pesquisa acerca da questão da construção da identidade (sob o olhar da pós-modernidade), dentro do contexto evangélico, em especial a identidade masculina. Isso porque, à despeito das mulheres terem sido ao longo da história mais fisicamente oprimidas, Sipaúba defende que são os homens que vêm sofrendo uma grande opressão subjetiva em cumprir o papel que lhes cabe. O ajustamento dos papéis de homens e mulheres em plena crise do patriarcalismo, é o foco de atenção do pesquisador.

Utilizando-se de referências que vão desde o filósofo Michel Foucalt, o jurista Fábio Konder Comparato e até mesmo a feminista Simone de Beauvoir, além de se referenciar em entrevistas realizadas com estudiosos como o psiquiatra paulistano Luiz Cushnir e o historiador israelense Martin Van Creveld, o autor procura desvendar a masculinidade dentro do atual sistema patriarcal, que exerce pressão sobre homens e mulheres, buscando saídas para o melhoramento das relações familiares.

O lançamento acontece juntamente com o já tradicional "Papo com Letras" em que o autor reserva uma parte da noite para debater com os  convidados, leitores e demais interessados. 

No Papo com Letras com Júnior Sipaúba, o jornalista André Ricardo Nunes Martins (que prefaciou o livro), também estará presente, enriquecendo a noite.

José Sipaúba Costa Júnior é Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil e há 13 anos vem coordenando o Núcleo de Aconselhamento da Igreja Presbiteriana da Alvorada na Asa Norte - Brasília. Formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (1995), Licenciado em Ciências pelo UniCeub (1992), Bacharel em Matemática pelo UniCeub (1999), Mestre em Aconselhamento pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (2006), Pós-graduado em Teologia Urbana pelo Instituto Filadélfia de Londrina - UniFil (2008) e Mestrando em Psicologia no Departamento de Psicologia Clínica e Cultura como aluno especial pela Universidade de Brasília -UNB (2010), Júnior Sipaúba leciona há mais de quinze anos Ética e Ensino Religioso, Matemática, Hebraico e Aconselhamento. Atualmente no Instituto Presbiteriano Mackenzie.


Serviço:

Papo com Letras e Lançamento do livro "Homem-Múmia: Cuidado, ele pode virar pó" de José Sipaúba Costa Júnior. R$ 20,00
No Café com Letras, 203 sul, Bl. C, Lj. 19
Dia: 08 de junho
Horário: a partir das 20h



Informações e reservas: 33224070 / 5070
Imprensa: Juliana Castro 99998843
cafe.letras@gmail.com
http://www.cafecomletras.net/
http://cafecomletrasdf.blogspot.com/
http://www.twitter.com/cafe_com_letras/
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=9616425446851964916

4 comentários:

João Marcelo disse...

gostaria de sugerir ao café com letras que colocasse mais pessoas no atendimento porque estive lá na semana passada e so tinha uma pessoa atendendo. obrigada

Flávio Bernardo disse...

O livro do Sipaúba já pode ser encontrado à venda no Café? Gostaria de passar antes do lançamento para comprá-lo porque não vou poder comparecer no horário do evento.

Juliana Medeiros disse...

Flávio, sim, o livro já se encontra à venda no Café com Letras. Abraços!

Daniela Gouvea disse...

Parabéns ao pastor Júnior, o Papo com Letras com ele e o jornalista André Ricardo foi uma maravilha!