12/07/2010

Dia 15-07 - O Café com Letras faz 12 anos com a presença especial de Arildo Dória



O Café com Letras comemora seus 12 anos em grande estilo com o lançamento na quinta-feira do livro de memórias políticas de Arildo Dória.

Mais de meio século de engajamento, na trajetória política que vai do PCB ao PPS, é apresentado, refletido e criticado, numa narrativa construída em torno de casos exemplares, que mostram a lógica da militância e os valores e modelos que orientavam a ação dos militantes.

A trajetória pessoal do autor foi propícia à observação desses casos e à participação neles. Arildo viveu uma militância multifacetada. Participou dos movimentos estudantil e sindical, fez o trabalho da legalidade e andou pelos subterrâneos, pela clandestinidade da clandestinidade, pelo trabalho especial, a preparação para a autodefesa das massas, organizado pelo partido. Conviveu com militantes de base e com dirigentes estaduais e nacionais, com Luiz Carlos Prestes, de quem foi segurança, e Salomão Malina, responsável pelo trabalho especial e o último secretário-geral do PCB.

Tudo está no texto, na concisão e força dos casos apresentados, vividos pelos militantes anônimos e pelas grandes fi guras do Partidão, a começar pelo “Cavaleiro da Esperança”. Dedicação, abnegação, coragem, desprendimento, mas também o dogmatismo, o sectarismo, a intolerância, daqueles que se engajaram num projeto de mudança radical do mundo.

Aliás, o livro todo pode ser lido como ilustração e confi rmação da hipótese de Gildo Marçal Brandão: a história do PCB pode ser vista como a constante relação confl ituosa de dois princípios antagônicos e complementarestares, a insurreição e a democracia, a legalidade e a clandestinidade, a luta de massas e a luta armada, as duas almas do PCB que convivem em cada militante e que se manifestam às vezes de maneira inesperada.

Serviço:
Lançamento do livro Essas Coisas - Memórias de Arildo Dória
Onde:
203 sul, lj. 19 Brasília-DF
Quando:
15 de julho de 2010, quinta-feira
Horário:
a partir das 20h

Nenhum comentário: