01/02/2011

03/02, Lançamento com o Vencedor do Prêmio Jabuti, José Rezende Jr



Quanto desejo e solidão cabem em três linhas? Quanto amor e quanto ódio em apenas 140 caracteres? As respostas estão nas páginas de “estórias mínimas”, novo livro de José Rezende Jr., que será lançado na próxima quinta-feira (3 de fevereiro), a partir de 19h30, no Café com Letras (203 Sul).

Vencedor do Prêmio Jabuti 2010 de Melhor Livro de Contos, com “Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras estórias de amor)”, José Rezende Jr. recorre agora aos microcontos, de no máximo 140 caracteres, para falar dos escuros do coração da gente -- como anuncia a epígrafe, de Guimarães Rosa. Em apenas três linhas, mas muitas entrelinhas, o autor não economiza nas doses de crueldade e ternura, muitas vezes temperadas com humor ácido e insólito.

Mineiro de Aimorés, radicado em Brasília desde 1987, José Rezende Jr. estreou na literatura em 2005, com “A Mulher-Gorila e outros demônios”; em 2009, foi a vez do premiado “Eu perguntei pro velho se ele queria morrer (e outras estórias de amor)”, ambos publicados pela 7Letras. “estórias mínimas”, que sai pela mesma editora, é seu terceiro livro.

MICROCONTOS:

MONTANHA-RUSSA
O coração parou, fulminado, logo no primeiro looping. Mas continuou
sorrindo, para não estragar o domingo dos filhos.

VÍCIO MALDITO!
O marido, que não fumava, saiu no meio da noite pra comprar cigarro.
Voltou dez anos depois, com câncer nos dois pulmões.

ABRAÇO PARTIDO
Lava carros o dia inteiro, com o único braço. Só sente falta do membro
amputado quando chega em casa, e abraça pela metade a mulher amada.

TEMPORAL
Quando chegou em casa, já não tinha casa.

O AMOR
Amaram-se como se fosse a primeira vez. E era a última.

 

SERVIÇO: 
Lançamento do livro “estórias mínimas” de José Rezende Jr.
Editora 7Letras; 100 páginas; R$ 29,00.
Livraria Café com Letras (203 Sul)
Dia 3 de fevereiro (quinta-feira), a partir de 19h30.

Na programação, pocket show com o cantor, compositor e escritor Tino Freitas, apresentando poemas de Carlos Drummond de Andrade, Florbela Espanca, Cecília Meireles e Patativa do Assaré, entre outros, musicados por grandes nomes da MPB.

Nenhum comentário: