29/08/2012

31/08 - A abstração do concreto urbano... em cores


Caminhos e ambiências das cidades são temas em exposição de Madeleine Peron
           


           
            O Café com Letras apresenta a exposição Cidades: olhares e trajetórias que traz obras da pintora Madeleine Peron.  A mostra é constituída por telas de fortes tons em contrastes e traços abstratos inspirados em paisagens urbanas. Um trabalho que desafia o olhar a descobrir desenhos e formas que se escondem em meio a linhas, retângulos e detalhes sutis nem sempre perceptíveis numa primeira impressão.
Pela primeira vez expondo em Brasília, Madeleine Peron apresenta 16 obras usando a técnica de tinta acrílica sobre madeira. Em sua maioria, os quadros foram criados aos pares e em tamanhos que variam entre 35 cm e 65 cm. Dois painéis também compõem o conjunto que fica em exposição até o dia 31 de setembro.
Os trabalhos apresentados fazem parte de uma pesquisa estética da artística que vem sendo desenvolvida nos últimos 20 anos. As telas são permeadas por cenas da cidade com seus caminhos e ambiências, tendo como palco e pano de fundo as construções ou os resquícios delas. A resposta é dada na tela, de maneira abstrato-figurativa: morros, prédios, casebres, vilas, caos, ruas, escadas e janelas representados com simplicidade e exuberância. Pode-se imaginar um entardecer, o amanhecer, as curvas sinuosas e riscos insinuantes, o lusco-fusco expressos em cores, brilhos, linhas que remetem à beleza do cotidiano. Percebe-se uma harmonização do ambiente, atravessado por pensamentos que interagem com o cenário urbano, descobrindo a si mesmo e redescobrindo os lugares. É tradução da organização muitas vezes desorganizada da vida social contemporânea.
Para a artista, sua obra é instintivamente planejada e apesar de prevalecer o abstrato opta também por explorar profundidades, a formação de perspectivas, o sólido. Convida o olhar a descobrir ou rememorar impressões sutis. “Exploro as propriedades dos materiais que utilizo: madeira e metais. Trabalho em texturas de cores intensas e sobrepostas, tendo como resultado um efeito de contrastes que se complementam, embora possam aparentar-se à primeira vista muitas vezes distintos, contraditórios. A cor é um elemento estrutural nas minhas obras, prevalecendo a abstração figurativa e geométrica”, complementa.
Natural de Piracicaba, São Paulo, Madeleine Peron é engenheira civil de formação e artista de intuição. Entre exposições, salões de arte e aquisições pessoais, suas obras tem circulado por diversas cidades brasileiras e também já foram remetidas para países como China, África do Sul, Moçambique e Alemanha. A exposição está aberta ao público com entrada gratuita. Parte das obras também pode ser adquirida no local.

Serviço:

O que: Exposição Cidades: olhares e trajetórias, por Madeleine Peron
Quando: 31 de agosto a 31 de setembro
Onde: Café com Letras, SCLS 203 – Bl. C - Lj 19, Asa Sul – Brasília-DF
Contato: (61) 3322.4070 / (61) 3322.5070
Quanto: Entrada franca

Nenhum comentário: