22/10/2012

Amanhã tem Conversa de Botequim na Terça Crônica


A ordem é a da delicadeza. Carlos Drummond de Andrade, um ourives das palavras, e Noel Rosa, um artesão das melodias, aproximam-se esteticamente no quinto módulo do Terça Crônica, dia 23 de outubro (terça-feira), às 20h, no Café com Letras (203 Sul), com entrada franca, numa noite que promete ficar cravada na memória. 


Carlos Drummond de Andrade

“Dois gênios do apuro da arte. Orgulho-me de servir como canal a esses dois cavalheiros”, declara Jones de Abreu, ator e criador do projeto da Criaturas Alaranjadas Cia. de Teatro.


Drummond e Noel servem de mote para que Jones de Abreu leia as crônicas do mestre da literatura enquanto Alex Souza interprete as canções do sambista e poeta de Vila Isabel. Os dois ainda recebem o professor de literatura Marco Antunes para falar sobre a genialidade de Drummond. “Alex vai aproveitar e contar causos de Noel Rosa. O clima é de uma conversa de botequim”, adianta Jones.

Noel Rosa

Com casa lotada a cada edição, o Terça Crônica no Café com Letras é um dos projetos vencedores do edital nacional Procultura para Programação Cultural de Livrarias, do Ministério da Cultura. 

Até dezembro, serão nove sessões quinzenais que vão privilegiar grandes nomes da crônica nacional, com a presença de convidados da cidade. Criado em 2008 em temporada no Teatro Goldoni, Terça Crônica já participou da Feira do Livro (2010) de Brasília e da I Bienal do Livro e da Leitura (2012), fazendo também itinerância pelas cidades de Ceilândia e Taguatinga, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). O projeto se desdobrou ainda no Quinta Crônica (de 2008 a 2011) e no programa Canto das Letras, atualmente apresentado mensalmente na TV Câmara.


TERÇA CRÔNICA 

Com Jones de Abreu e Alex de Souza. 
Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e canções de Noel Rosa. Participação: Marco Antunes.  Dia 23 de outubro, terça-feira, às 20h, com entrada franca. 
Após a apresentação, a  programação segue com o projeto Âmbar, da dupla Luana Lima e Malu Ribeiro, com repertório do cancioneiro popular e couvert a R$ 7.  
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 10 anos.


Atenção: a casa tem espaço limitado para 60 pessoas sentadas. O acesso se dará por ordem de chegada.



PROGRAMAÇÃO 2012 
23 de outubro: Crônicas de Carlos Drummond de Andrade e canções de Noel Rosa / 6 de novembro: Crônicas de Lya Luft e canções de Tim Maia / 20 de novembro: Crônicas de Miguel Falabella e canções de Rita Lee / 4 de dezembro: Crônicas de Maitê Proença e canções de Vinicius de Moraes / 18 de dezembro: Cronista especialmente convidado e canções de Alex Souza.


Fonte: Terça Crônica

Nenhum comentário: