18/11/2012

Papo com Letras com Maurício Rosa no dia 28/11

O velejador Maurício Rosa estará na quarta-feira, dia 28/11 em mais uma edição do Papo com Letras, durante o lançamento em Brasília de seu livro "Gastronomia em Veleiros - Receitas e dicas para quem está a bordo". 





Se não estivesse lançando o livro "Gastronomia em Veleiros", ainda assim Maurício Rosa seria uma boa pedida para um Papo com Letras. Ele é o tipo de velejador que adora contar histórias de navegação. 

Literalmente morando a bordo do veleiro “Alphorria”, um Fast 345 adquirido depois de muito planejamento em 2008, Maurício Rosa - servidor público aposentado que alimentou o sonho de morar em um barco por muitos anos - realiza agora outro sonho: o de escrever um livro. É bem verdade que, como ele mesmo explica logo no início, foram suas duas filhas, as "culpadas" pela façanha. Mas, depois de convencido por elas, Maurício decidiu levar muito a sério a empreitada e realizar uma pesquisa detalhada que pudesse reunir o maior número de dicas, fazendo jus ao título: “Gastronomia para Veleiros – Receitas e Dicas para quem está a bordo”. 

O livro é, claro, obrigatório para os que amam velejar. Nele você encontra dicas para aproveitar o melhor de sua cozinha a bordo, desde as compras, a organização e o armazenamento, até as receitas que combinam com este ou aquele estilo de velejada (o percurso, condições climáticas, número de pessoas a bordo, dentre outros). Mas o livro vai além, ele pode servir também aos que dispõe de pouco espaço e condições ideais para a arte da boa culinária, não só ao velejar mas também em terra. 

É o autor quem conta: “Embora o título “Gastronomia em veleiros” possa até parecer meio metido, ele reflete basicamente a ideia de vários bons chefs de cozinha de que a gastronomia tem um sentido mais amplo que a culinária. Enquanto um especialista em culinária se preocupa basicamente com as técnicas de confecção dos alimentos o gastrônomo amplia esse conceito, pensando no aprimoramento da alimentação…”. 

Maurício Rosa revela anos de segredos guardados em suas panelas mas também procura dar a todos a noção de que qualquer pessoa pode aprender a cozinhar, e brinca, avisando que seu ´filme de cabeceira´ é a animação Ratatouille. O livro possui ainda informações históricas e culturais sobre a gastronomia nas navegações, as especiarias, os temperos e ainda apresenta sugestões para cardápios completos, o que facilita o planejamento das compras. 

Se você for apaixonado pelo mar ou pela boa gastronomia, não vai querer perder a oportunidade de conhecer este simpático velejador e ouvir não só muitas histórias, como também aprender dicas de culinária a bordo que podem perfeitamente ser aproveitadas em terra. 

Serviço:
Papo com Letras e Sessão de Autógrafos com Mauricio Rosa
"Gastronomia em Veleiros - Receitas e dicas para quem está a bordo"
Onde: Café com Letras, 203 sul, bl C loja 19 (ao lado do Banco do Brasil)
Quando: quarta-feira, 28/11 a partir das 19h30
Classificação indicativa livre.

Informações e Imprensa:
Juliana Medeiros - 99998843 
cafe.letras@gmail.com

Um comentário:

NutriCeres Vivos e Orgânicos disse...

Boa tarde! Gostaria de adquirir o livro do Maurício Rosa. Por gentileza, vocês teriam o contato dele para me passar? Estou tentando aqui pela internet, em várias buscas e não estou conseguindo. Obrigada, Cláudia.

(e-mail: claudia.bellini@me.com)