11/12/2012

BACANAL 12/12

Clique para ampliar

No livro Bacanal, Fábio Lucas Vieira e Luiz Reis buscam novas formas e linguagens para a Literatura. O livro é um bacanal de ideias, de formas, de espaços, de estéticas. É livro celebração em que a Literatura radicaliza para falar algo novo, com linguagem retrabalhada em experiências e caminhos pessoais. 

O livro é dividido em prosa e verso. Os contos Carpideira e A mulher que amou depois de morta, de Fábio Lucas Vieira, transitam entre a linguagem cinematográfica e o realismo fantástico, mas sem estacionar em canto algum. Com linguagem direta e diálogos ácidos e despudorados, os textos tratam de temas incômodos, mas que fazem parte do nosso cotidiano, como a violência e a sexualidade. Com orações curtas, numa linguagem dinâmica, quase jornalística, o autor constrói personagens cômicas, repletas de defeitos, que enfrentam o absurdo da existência, sempre em busca da gênese de sua autenticidade. O poema In-expressar Brasília, de Luiz Reis, traz uma perspectiva singular sobre a Capital Federal, que o autor prefere chamar de “a cidade do sonho estraçalhado”. Com uma linguagem direta e inovadora, Luiz Reis explora as pequenas nuances da relação entre as Pessoas e a Cidade, entre a grandeza dos monumentos de Brasília e a pequenez de seus habitantes.

O livro Bacanal é uma iniciativa independente de Fábio Lucas Vieira e Luiz Reis, não conta com o apoio de nenhuma editora e foi totalmente produzido e editado pelos autores. Além dos textos, Bacanal é composto pelas belíssimas ilustrações de Luiz Reis, que dialogam diretamente com os textos. Os traços pretos firmes também expressam toda a angústia e incomunicabilidade do ser humano, que é explorada tanto nos contos quanto nos versos. O formato de revista e o layout moderno do livro contribuem para que as imagens sejam partes indispensáveis da narrativa.

Nas palavras dos autores: “nos tempos em que a literatura é perfumada em grandes salões com ar encanado nós não sorrimos, expomos as tripas da literatura feita nas ruas. Nos tempos do mesmo, o mergulho radical é a saída. Experimentar. Seguir por caminhos que foram recusados. Insistir contra a parede. Essa é a essência do livro Bacanal”.

______________________________

Fábio Lucas Vieira nasceu em Brasília em 1981. É escritor, jornalista e professor. Bacanal é sua segunda publicação. O autor escreve prosa e está sempre em busca de novas estéticas que o ajudem a moldar seu universo literário. Seu primeiro livro (Velhos Retratos, 2005) segue os mesmos rumos e pode ser adquirido gratuitamente no site do autor: www.caligari.com.br 

Luiz Reis é doutor em Literatura pela Universidade de Brasília com tese sobre Samuel Rawet. Atua como docente e pesquisador nos seguintes temas principais: Leitura e Literatura Brasileira Contemporânea. Poeta, publicou ReVerTer Olhar! seu primeiro livro individual, em 2006. Em 2012 lançou Samuel Rawet: dos tormentos à existência e Poemas da seca e das cigarras, ambos pela editora Thesaurus.


Nenhum comentário: